Açougue clandestino é fechado e 400 kg de carne de abate ilegal são apreendidos em Manaus
21/01/2025
Os produtos, incluindo carne e outros subprodutos de animais abatidos ilegalmente, foram descartados no aterro sanitário. Açougue clandestino é fechado e Adaf apreende 400 quilos de carne de abate ilegal em Manaus.
Divulgação/Adaf
Um açougue clandestino foi fechado por equipes da Vigilância Sanitária e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. A data da ação não foi divulgada.
De acordo com a Adaf, 400 kg de carne e outros subprodutos de animais abatidos ilegalmente foram apreendidos e descartados no aterro sanitário da capital. Além disso, animais vivos, como caprinos e aves, vendidos ilegalmente no local, também foram apreendidos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A ação foi iniciada após uma denúncia feita à Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA), da Assembleia Legislativa do Estado, que encaminhou o caso à Adaf e à Vigilância Sanitária.
Samuel Bernardo, técnico agropecuário da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) da Adaf, explicou que os produtos estavam sendo comercializados sem qualquer garantia de sanidade e processamento adequado, representando risco à saúde dos consumidores. Por isso, foram descartados no aterro sanitário.
O estabelecimento foi interditado e os responsáveis encaminhados à delegacia para esclarecimentos.
Produtos foram descartados no aterro sanitário.
Adaf/Divulgação