Eleições 2024: Saiba como funciona trabalho de segurança das urnas durante distribuição aos locais de votação em Piracicaba
04/10/2024
Transferência dos equipamentos começou nesta sexta-feira (4). Etapa de conferência das urnas foi iniciada em setembro. Veja mapas e interdições no trânsito no dia da eleição. Saiba como funciona trabalho de segurança das urnas durante distribuição aos locais de votação em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
A transferência das mais de mil urnas eletrônicas da sede dos Cartórios Eleitorais para os locais de votação em Piracicaba, em 135 escolas, foi realizada na manhã desta sexta-feira (4). O trabalho durou mais de duas horas. O primeiro turno das Eleições Municipais será neste domingo (6).
As urnas foram transferidas para as cidades de Piracicaba (SP), Saltinho (SP), Charqueada (SP) e Rio das Pedras (SP). Entenda como é feito o trabalho de segurança dos equipamentos, a seguir.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
🔐Segurança
A Chefe de cartório da 270ª zona eleitoral, Luciana Diniz Daniel, explica que os veículos transportam as urnas são escoltados até as escolas.
"Desta sexta-feira (4) até domingo (6), às 7h, quando começa efetivamente a chegada dos mesários para os trabalhos nos colégios eleitorais, todas as escolas ficam sob a guarda da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal", explicou.
Ação visa garantir a segurança e a logística da distribuição e coleta dos equipamentos
CCS/Prefeitura de Piracicaba
Voluntários
Pouco mais de 100 pessoas, entre funcionários dos Cartórios Eleitorais e trabalhadores de empresas terceirizadas da Prefeitura de Piracicaba ajudam na transferências das urnas. Os equipamentos são levados para os caminhões que seguiram para os locais de votação.
Conferências e vistorias
Todas as urnas eletrônicas já estão com os nomes dos candidatos e passaram por conferência. Entenda mais ao final da reportagem. As urnas passarão por nova vistoria dos funcionários dos Cartórios Eleitorais.
As urnas já estão preparadas para o voto. Mas, só começam a funcionar no domingo, dia do pleito, a partir das 7h.
"Neste sábado, as equipes da Justiça Eleitoral passam novamente por todos os locais de votação e ligamos todas as urnas eletrônicas para conferir se estão realmente funcionando e se não houve nenhum deslocamento de equipamentos durante os transporte para que funcionem corretamente no domingo", explicou Luciana.
Interdições e rotas alternativas nesta sexta-feira
Reprodução/CCS Prefeitura de Piracicaba
⚠️Interdições no trânsito
Para garantir a segurança no processo a transferência das urnas eletrônicas foram feitas alterações no trânsito das Ruas José Pinto de Almeida e Gomes Carneiro e na Avenida Armando de Salles Oliveira, na região central na sexta-feira (4). Os pontos também terão bloqueios no dia da votação no domingo. - Veja no mapa abaixo.
"A ação é necessária para garantir a segurança e a logística da distribuição e coleta dos equipamentos para a sede dos Cartórios Eleitorais das Zonas 93ª, 244ª e 270ª, que fica na Avenida Armando de Salles Oliveira.
Interdições e rotas alternativas no dia da votação nas Eleições Municipais 2004 neste domingo.
Reprodução/CCS Prefeitura de Piracicaba
🚦Para a distribuição das urnas, houve alteração no trânsito dos seguintes pontos:
Sexta-feira
Rua José Pinto de Almeida ficará interditada no trecho entre a avenida Armando de Salles e a rua Floriano Peixoto
Rua Gomes Carneiro terá interdição entre a Avenida Armando de Salles e a Rua Benjamin Constant.
Domingo
No domingo, a interdição será nos mesmos trechos citados e ainda na Avenida Armando de Salles Oliveira, após às 16h, entre as Ruas Floriano Peixoto e Gomes Carneiro.
Desvios
Desta forma é orientado aos motoristas que utilizem desvio pelas ruas Floriano Peixoto e Benjamin Constant.
🗳️Preparação das urnas
As 1.164 urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais de 2024 na área abrangida pelo Cartório Eleitoral de Piracicaba (SP) passam por processo de preparação para o pleito, que reúne geração de mídias, carga e lacração, a partir desta terça-feira (24).
O procedimento acontece em todo o estado de São Paulo, que reúne 114.740 urnas. Na manhã do dia 24 de setembro, foi realizada no Cartório Eleitoral de Piracicaba, a cerimônia pública para verificação do sistema.
“É um evento para que as pessoas possam se certificar da integridade do processo eleitoral”, afirma o Juiz da 270ª Zona Eleitoral, Mauricio Habice.
Urnas eletrônicas de Piracicaba começam a ser preparadas para eleições; entenda como funciona o processo
Edijan Del Santo/EPTV
📝 Como funciona o processo?
Em atenção à Resolução nº 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é realizada a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições. Em todo o estado de São Paulo, os equipamentos passam pelo processo de geração de mídias, carga e lacração.
Durante o procedimento, é inserido, por meio das mídias e dos sistemas eleitorais, dados de eleitores e candidatos nas máquinas.
O trabalho reúne, ainda, teste de funcionamento dos equipamentos, cujas portas de acesso físico são lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda. A previsão do término da etapa é até 4 de outubro.
Urnas eletrônicas de Piracicaba começam a ser preparadas para eleições; entenda como funciona o processo
Edijan Del Santo/EPTV
🗳️O que são as mídias e os sistemas eleitorais?
As mídias são dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos de urna, votação e gravação de resultados. Os sistemas eleitorais são programas que automatizam o processo eleitoral, executados em computadores e nas urnas.
Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados em cerimônia pública em Brasília.
👨👩👧👦 O que é a cerimônia pública?
A conferência das informações introduzidas nas máquinas e a verificação da integridade dos sistemas eleitorais podem ser inspecionadas por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos, das federações e coligações. Cidadãos também podem acompanhar o processo mediante identificação.
As entidades presentes na cerimônia podem verificar a integridade e autenticidade do sistema e dos procedimentos adotados. A verificação ocorre por amostragem e pode ser realizada em até 6% dos equipamentos. As máquinas são escolhidas de forma aleatória.
“É um evento público, para que as pessoas vejam todo o procedimento como ele é feito, para que as pessoas possam se certificar da integridade do processo eleitoral”, afirma o Juiz da 270ª Zona Eleitoral, Mauricio Habice.
Urnas eletrônicas de Piracicaba começam a ser preparadas para eleições; entenda como funciona o processo
Edijan Del Santo/EPTV
🗳️O que acontece com as urnas eletrônicas após essa etapa?
Após essa etapa, as urnas eletrônicas ficam armazenadas e são transportadas para os locais de votação na véspera das eleições.
Não é possível utilizar os equipamentos antes de 6 de outubro, porque estão programados para funcionar apenas no dia da votação.
🔢Quantas urnas existem em Piracicaba?
Piracicaba reúne três Zonas Eleitorais (ZEs), a 93ª, a 244ª e a 270ª, que abrangem, ainda, os municípios de Charqueada (SP), Rio das Pedras (SP) e Saltinho (SP).
São 1.164 equipamentos, entre as urnas de votação e as de contingência, na soma das três Zonas Eleitorais.
Zona Eleitoral 093: 315 urnas de votação e 40 urnas de contingência
Zona Eleitoral 270: 458 urnas de votação e 46 urnas de contingência
Zona Eleitoral 244: 270 urnas de votação e 35 urnas de contingência
🗳️O que são urnas de contingência?
Urnas de contingência são aquelas que ficam à disposição para, caso haja algum problema em alguma urna de votação no dia das eleições, ela seja substituída.
📝 LEIA TAMBÉM:
A urna eletrônica é segura?
Uso da urna eletrônica no Brasil completou 25 anos em 2022
O modelo UE2020 foi apresentado no fim de 2021, em um evento em Manaus. Em todo o estado, 44.880 novas urnas foram distribuídas aos municípios.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias no g1 Piracicaba