Nos três primeiros meses de 2025, PMDF teve 6.180 atestados de afastamento por saúde mental
03/04/2025
(Foto: Reprodução) Média é de 68 atestados por dia; corporação tem sete psicólogos e três psiquiatras para atender 9.558 policiais. Dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Policiais militares do DF, em imagem de arquivo
Agência Brasília
De janeiro a março de 2025, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) teve 6.180 atestados de afastamento de policiais por saúde mental. A média é de 68 atestados por dia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Os dados obtidos pelo g1, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram ainda que o Centro de Assistência Psicológica e Social da corporação conta com 10 profissionais especializados para os atendimentos:
Sete psicólogos
Três psiquiatras
O efetivo total da PMDF é de 9.558 policiais, sendo 1.149 oficiais, 51 praças especiais e 8.358 praças. Questionada sobre os dados, a PMDF não respondeu até a publicação desta reportagem.
Agendamento de consultas na PMDF
No site do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da PMDF, há a informação de que para a primeira consulta, tanto com psicólogos como com psiquiatras, não é necessário um pedido médico, mas é preciso enviar um e-mail para o Centro de Assistência Psicológica e Social (CAPS) ou comparecer presencialmente.
Já para a consulta em uma rede credenciada de psiquiatria e psicoterapia, é preciso enviar um e-mail com a guia de encaminhamento para o site do CAPS.
Há ainda a Seção de Bem Estar Social (SBES), que de acordo com o site, presta apoio psicológico aos militares, dependentes e pensionistas, além de realizar visitar domiciliares, hospitalares e nas unidades de policiamento militar. O atendimento é 24h e feito presencialmente ou por ligação telefônicas.
VÍDEO: 5 anos atrás, pelo menos 43 PMs eram afastados por dia por transtornos psiquiátricos no Brasil
No Brasil, pelo menos 43 PMs são afastados por dia por transtornos psiquiátricos
LEIA TAMBÉM:
CRIME NO DF: homem é preso no DF suspeito de fingir ser influenciador para dopar, sequestrar e estuprar menina de 13 anos
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER: homem é preso suspeito de fingir ser paciente para agredir ex-companheira internada em UPA no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.