Serra dos Pireneus já tem mais de 60% da vegetação destruída por incêndio
20/09/2024
Equipe de combate trabalha para o fogo não chegar à Capela da Santíssima Trindade e em Pirenópolis. Polícia Civil de Goiás investiga se o incêndio foi causado por ação criminosa. Fogo aumenta na região da Serra do Pireneus
A Serra dos Pireneus é atingida por um incêndio desde a última quarta-feira (18). À TV Anhanguera, as equipes que atuam no combate às chamas informaram que, até esta sexta-feira (20), mais de 60% da vegetação na região foi destruída pelas chamas.
“Essa queimada sem sombra de dúvidas é uma das piores. Nosso trabalho hoje será para a frente dessa linha que está se deslocando em direção à cidade de Pirenópolis”, explicou o bombeiro militar Cristiano Carvalho.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) investiga se o incêndio foi causado por ação criminosa. O fogo já atingiu uma área de 1,5 mil hectares, e mais de 30 bombeiros estão mobilizados para conter as chamas. O ponto mais atingido fica na região dos Três Picos, entre Pirenópolis e Cocalzinho de Goiás.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio destrói cerca de 10 mil hectares na Chapada dos Veadeiros
DE PROPÓSITO: Preso suspeito de causar incêndio em fazendas diz em vídeo que ateou fogo em pasto
GOIÁS: Três pessoas ficam feridas e três são presos por causar queimadas
Incêndio na Serra dos Pireneus em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
As equipes estão trabalhando para evitar que o fogo alcance a Capela da Santíssima Trindade, localizada no pico da serra. O local histórico, situado a 300 metros acima do nível do mar, é considerado sagrado pelos moradores da região.
“Esse é um ponto extremamente representativo aqui do parque estadual, infelizmente ele foi afetado no incêndio anterior. Então tivemos alguns danos na escadaria de acesso. O parque teve uma área muito grande afetada. As principais áreas turísticas foram afetadas”, Fernando Morato, coordenador do Parque Estadual dos Pireneus.
Devido às condições do parque, a visitação está suspensa desde quarta-feira (18). Criado em 1987, o Parque Estadual dos Pireneus está situado a 20 km da cidade de Pirenópolis.
Incêndio na Serra dos Pireneus em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Serra dos Pireneus
As formações rochosas da região atraem turistas e pesquisadores de todo o país. O parque também abriga cachoeiras e nascentes, essenciais para o abastecimento de água local.
Conforme destacou o Globo Repórter, o nome "Pireneus" foi inspirado em uma cadeia de montanhas situada entre a Espanha, Andorra e França. Na serra brasileira, em 1871, o padre e médico naturalista francês François Henry Trigant des Genettes avistou pela primeira vez o local e enviou uma carta ao imperador Dom Pedro II, relatando o que acreditava ser uma cidade perdida.
Pico dos Pireneus em Goiás
Reprodução/Portal do Turismo de Pirenópolis
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás